Drive Uerj

O Drive Uerj é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, semelhante ao Dropbox, Google Drive etc. Ele foi implantado tendo em vista a grande demanda da universidade para armazenamento de arquivos. Com o Drive Uerj, as unidades podem manter seus dados seguros e disponíveis, mesmo na ausência de acesso à Internet.

Atenção: Este serviço só pode ser acessado de dentro de um dos campi da Uerj ou de outros locais, utilizando a VPNUERJ.

Drive Uerj Pessoal:
O Drive Uerj Pessoal é para uso exclusivo de servidores da Uerj. Colaboradores externos que atuam na universidade podem solicitar à direção de sua unidade que envie um e-mail para atendimento.dgti@uerj.br, a partir do e-mail corporativo da unidade, solicitando a liberação de acesso ao colaborador. O e-mail deve incluir os seguintes dados do colaborador: nome completo, e-mail “@ce.uerj.br” e a justificativa para a utilização do serviço.

Obs.: Para todos os casos é necessário o cadastro prévio no Id Único Uerj e criação do e-mail Uerj. Para mais informações sobre o ID Único Uerj e E-mail Uerj podem ser encontradas no menu serviços.

 

Como solicitar seu Drive Uerj Pessoal?
Ao se cadastrar no ID Único Uerj o servidor já pode acessar seu Drive Uerj, que deverá ser utilizada para armazenamento temporário de arquivos e/ou local para compartilhamentos. O tamanho da área de armazenamento do Drive Uerj Pessoal é limitado, razão pela qual recomendamos que a unidade interessada em armazenar seus arquivos permanentes no Drive Uerj solicitem a criação do Drive Uerj Corporativo.

 

Qual o tamanho da área de armazenamento do Drive Uerj Pessoal?
O tamanho adotado, de acordo com nossa atual infraestrutura, é de 1GB.

 

É possível aumentar a área de armazenamento do Drive Uerj Pessoal?
Não, a área foi planejada de acordo com a atual infraestrutura para atender a todos os servidores da Uerj e para ser um espaço de armazenamento temporário para compartilhamento de arquivos, evitando-se assim o envio deles por meio do correio eletrônico. Vale ressaltar que o envio de arquivos por meio do correio eletrônico consome recursos elevados de rede e de armazenamento, gerando cópias dos arquivos nas caixas de correios dos destinatários e do remetente. Os arquivos de trabalho permanentes devem ser gravados na área de armazenamento Drive Uerj Corporativo.

 

Como solicitar a criação da área de armazenamento Drive Uerj Corporativo?
A unidade deverá enviar um e-mail para atendimento.dgti@uerj.br, a partir do e-mail corporativo da unidade, informando:

  • Sigla e nome da unidade;
  • Servidor que será o administrador do Drive Corporativo: nome completo e e-mail Uerj.

 

Quais as atribuições do administrador do Drive Uerj Corporativo?
O administrador do Drive Uerj Corporativo é o único responsável, na unidade, pelas concessões de permissões na área de armazenamento para:

  • Visualização, criação e alteração de pastas;
  • Visualização, criação e alteração de arquivos.

O administrador poderá compartilhar, com permissão de leitura/escrita, as pastas e os arquivos com qualquer outro servidor da Uerj, mesmo que não faça parte de sua unidade.

Importante: Para que um servidor apareça na listagem de pessoas para compartilhamento, é necessário que este tenha acessado ao menos uma vez o Drive Uerj em drive.uerj.br.

 

É possível alterar o administrador do Drive Uerj Corporativo?
Sim. A unidade deverá enviar um e-mail para atendimento.dgti@uerj.br, a partir do e-mail corporativo da unidade, solicitando a troca e informar os dados do novo servidor administrador: nome completo e e-mail Uerj.

 

Qual o tamanho da área de armazenamento Drive Uerj Corporativo?
O tamanho inicial da área de armazenamento é de 5GB.

 

É possível aumentar a área de armazenamento Drive Uerj Corporativo?
Sim. O responsável pelo Drive Uerj Corporativo da unidade poderá solicitar o aumento da área de armazenamento. Para isso, basta enviar um e-mail para atendimento.dgti@uerj.br com a justificativa e o espaço desejado, através de seu e-mail @uerj.br ou do e-mail corporativo de sua unidade/setor.

Obs.: A ampliação da capacidade poderá ser deferida ou indeferida, a depender da capacidade/ infraestrutura disponível no momento.

 

Como acessar o Drive Uerj Pessoal/Corporativo?
Tanto o Drive Uerj Pessoal quanto o Corporativo devem ser acessados através do site drive.uerj.br. Na tela de login, utilize suas credenciais do Id Único Uerj (CPF e senha). Lembre-se que o Drive Uerj só pode ser acessado de dentro de um dos campi da Uerj ou de outros locais, utilizando a VPNUERJ.

 

Figura 1 – Tela de login do Drive Uerj

No caso de Drive Uerj Corporativo, o administrador visualizará uma pasta com o nome de sua unidade dentro do seu Drive Uerj Pessoal. Para visualizar a pasta corporativa da unidade o administrador deve:

  1. Clicar em “Compartilhamentos”;
  2. Procurar pela pasta com o nome de sua unidade; e
  3. Verificar se a pasta foi compartilhada pela unidade.

 

Figura 2 – Localização da pasta Drive Uerj Corporativo

Material de apoio: 

 


O Helpdesk DGTI está à disposição via chat, e-mail pelo endereço atendimento.dgti@uerj.br ou pelos telefones VoIP:(21)3950-3322 e 2334-0340. Persistindo alguma dúvida, não deixe de nos contatar. Horário de funcionamento: das 9h às 18h.


Voltar